Feira SICC 2014 – Cartilha de sustentabilidade do Sindigrejinha chega a polos calçadistas de todo o Brasil

Programa-Caminho-Sustentável

Material está sendo encaminhado para sindicatos de nove regiões para multiplicar informações e práticas de caráter sustentável.

 

O Programa Caminho Sustentável – A Opção Consciente do Sindicato das Indústrias de Calçados de Igrejinha (Sindigrejinha) realiza a distribuição da Cartilha de Sustentabilidade e Cidadania para 17 sindicatos calçadistas dos nove polos do setor em todo o país. Cada sindicato receberá exemplares do material, que apresenta os conceitos sobre sustentabilidade e cidadania e podem ser adotados tanto nas indústrias quanto pela comunidade, no dia-a-dia. Através do Programa Caminho Sustentável, o Sindigrejinha realiza diversas ações em prol da sustentabilidade nas indústrias de calçados e na comunidade em geral. “O trabalho feito pelo sindicato busca apresentar à população de Igrejinha a importância dos conceitos da sustentabilidade e as boas práticas da cidadania, não só para as empresas, mas também para a comunidade em geral”, afirma o presidente do Sindigrejinha, Renato Klein.

 

O Sindigrejinha já fez a distribuição de milhares de exemplares para os trabalhadores locais e para todos os alunos da rede municipal de ensino da cidade. Esta ação com os demais sindicatos calçadistas foi realizada para promover os conceitos da sustentabilidade entre indústrias das demais regiões brasileiras. “O Sindigrejinha desenvolve ações e incentiva a prática da sustentabilidade nas indústrias e na comunidade. Nosso objetivo é contribuir para que todo o setor, nacionalmente, possa conhecer melhor e adotar os conceitos apresentados na cartilha, disseminando cada vez mais estas boas práticas”, destaca o coordenador do Programa Caminho Sustentável, Luís Coelho. Os sindicatos interessados em multiplicar as informações da cartilha poderão utilizar o material já produzido para reimpressão de novos exemplares, numa ação colaborativa entre as entidades. Basta entrar em contato com o Sindigrejinha e solicitar a autorização.

 

 

PROGRAMA
O Programa Caminho Sustentável – A opção consciente é uma filosofia de ação, de gestão e de desenvolvimento sustentável do setor coureiro-calçadista de Igrejinha. A iniciativa envolve a troca de informações, treinamentos, qualificação em meio ambiente e tecnologia. Também são realizados projetos sociais de inclusão social e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e comunidade geral. São associadas ao Programa Caminho Sustentável as 71 empresas da cadeia produtiva do couro e de calçados filiadas ao Sindigrejinha.

 
LANÇAMENTOLuis Coelho coordenador do Programa Caminho Sustentável

O coordenador do Programa Caminho Sustentável – A Opção Consciente, do Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha (Sindigrejinha), Luis Coelho, concedeu na tarde de segunda-feira (18.11.13)  entrevista coletiva aos jornalistas que realizam a cobertura da Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, em Gramado / RS. Coelho explicou os objetivos da cartilha desenvolvida pelo programa, que tem como foco a sustentabilidade e o consumo consciente. Após a coletiva o material foi lançado em coquetel para convidados no lounge da Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora da feira.