SICC 2018 : fluxo e negócios demandam aumento do espaço expositivo e ampliação no número de dias

SICC 2018 - Feira de Calçados em Gramado - Foto FlashTop
SICC 2018 – Feira de Calçados em Gramado – Foto FlashTop

SICC 2018

As baixas temperaturas registradas em Gramado/RS não foram suficientes para afastar os mais de 18 mil visitantes, sendo 250 estrangeiros, que estiveram no Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), realizado entre os dias 21 e 23 de maio de 2018, no Serra Park. Foram mais de 1,8 mil marcas expositoras na, segundo a promotora, maior feira das 27 edições realizadas pela mostra calçadista.

O diretor da Merkator, empresa promotora da feira, Frederico Pletsch, destaca que os negócios ocorreram acima das expectativas, especialmente levando em consideração o momento econômico brasileiro. “Eu não gosto de dar números, é sempre um chute. O que posso dizer é que vi muitas canetas funcionando o tempo todo, as pessoas estavam animadas nos corredores”, avalia. Ainda, segundo o executivo, existe uma demanda considerável por parte dos expositores para que se aumente o espaço expositivo e até um dia a mais de evento. “Eles reclamam, disseram que querem aproveitar mais os qualificados lojistas que vêm aqui”, completa Pletsch.

Lançadora de Verão
Outro fator comentado por Pletsch foi que o SICC, mesmo sendo uma feira lançadora das coleções de primavera-verão, “vendeu muita bota”. “Parece que acabamos com a hipocrisia de feiras por temporada. Aqui, especialmente em função do frio que voltou, vendemos muitas botas e sapatos fechados, com pronta entrega”, informa.

Pletsch comemora o fato de que encerra o SICC com 25% a 30% dos contratos de renovação para o próximo ano, que certamente não será difícil de fechar, visto a “briga” de grandes empresas por maiores espaços. “A Grendene, por exemplo, está solicitando um estande de 500 metros quadrados”, conta o empresário.

Internacional
O SICC também caminha a passos largos rumo à internacionalização. Segundo Pletsch, foram convidados pelo evento 250 importadores, a maior parte da América Latina, mas também dos Estados Unidos, Europa, Oriente Médio, entre outros.

A Abicalçados participou da feira por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Através da iniciativa, foram realizados os projetos Comprador Vip e Imagem. Para o primeiro, a entidade convidou uma compradora do grupo colombiano Simeon. Localizada em Cali, a empresa possui 18 lojas de calçados e busca aumentar o mix de produtos brasileiros em suas vitrines. “A compradora gostou muito do que viu e ficou de realizar contatos posteriores”, conta Maria Patrícia de Freitas, analista de Promoção Comercial da Abicalçados, ressaltando que a atual cotação do dólar, mesmo que ainda instável, pode auxiliar na formação de preços mais competitivos aliados à qualidade do produto brasileiro – uma das buscas da compradora. A Colômbia, depois de registrar queda de 10% nas suas importações de calçados brasileiros em 2017, vem se recuperando no ano corrente. Entre janeiro e abril, os colombianos importaram 2,5 milhões de pares pelos quais pagaram US$ 12,23 milhões, 11,4% mais do que no mesmo período de 2017.

Já o Projeto Imagem trouxe duas jornalistas dos Emirados Árabes Unidos para conhecer – e divulgar – o calçado brasileiro. “Elas gostaram muito do que viram. Ficaram surpresas com o tamanho da feira, com a qualidade dos produtos e também com a diversidade das coleções, bem como posicionamento das marcas no mercado. Além disso, elas puderam conhecer o processo fabril dos produtos, o desenvolvimento e a criação, o que também surpreendeu as convidadas”, conta a coordenadora de Promoção de Imagem da Abicalçados, Alice Rodrigues.

SICC 2019
Com as vendas em andamento, começa o planejamento para a próxima edição da feira. Em 2019, o SICC será realizado nos dias 20, 21 e 22 de maio. “O bom resultado desses três dias já tem gerado resultados práticos em relação à próxima edição. Alguns dos nossos expositores já nos procuraram buscando aumentar a área que ocuparão no ano que vem. Outros já estão garantindo sua participação na feira desde agora” explica Pletsch.

Além do aumento no espaço ocupado pelos expositores, a projeção é seguir crescendo também em volume de visitantes. “Nós estamos projetando para a próxima edição um crescimento em torno de 15%, tanto no espaço da feira como no número de visitantes. Para aumentar o espaço, já estamos em tratativas com todos os responsáveis, desde o proprietário do pavilhão até os órgãos municipais, como a prefeitura e mesmo os organismos estaduais para licenças ambientais. Tudo para a ampliação física do Serra Park. Acredito que teremos ótimas notícias nas próximas semanas. As peças publicitárias da próxima feira já estão prontas, tendo a imagem da modelo Manuela Teixeira ressaltando a diversidade de estilo que ultimamente permeia os eventos de moda.

A Merkator realiza o SICC com a parceria dos sindicatos das indústrias de calçados de Estância Velha, Ivoti, Igrejinha, Novo Hamburgo, Parobé, Sapiranga e Três Coroas.

Fabio-Juchen-Sortimentos-300x250

SICC 2018

Confira a cobertura do SICC 2018 nos sites sortimentos.com e modaeventos.com.br. O editor Fábio Juchen participa do Salão Internacional do Couro e do Calçado a convite da promotora Merkator Feiras e Eventos.