Preview Feira SICC 2017 por Fábio Juchen

fabio-juchen-feira-sicc-2017-dinerci-borges-sortimentos-com

Entre os dias 21 e 24 de maio de 2017 estarei em Gramado a convite da Merkator Feiras e Eventos que realiza na Região das Hortênsias, na Serra gaúcha, a XXVI edição do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado, maior, melhor e mais importante feira do segmento do setor no Brasil. Durante quatro dias, informação, qualificação, moda, networking, negócios e turismo estarão em pautas de visitantes e participantes da feira de calçados e acessórios

As atividades começam no domingo com a palestra do estilista Ronaldo Fraga e seguem com a feira de negócios nos pavilhões do Centro de Eventos Serra Park, das 9h às 19h, entre os dias 22 e 24 de maio.

Traslado
O Traslado do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre/RS, até Gramado será realizado através do transporte oficial do SICC, com objetivo de oferecer maior comodidade, conforto e segurança aos nossos visitantes. A equipe da Merkator, promotora da feira, estará no terminal de desembarque na Capital gaúcha coordenando as saídas dos traslados até os respectivos hotéis ou feira. Saidas previstas de em Porto Alegre.
– Domingo: Iniciando às 07h30min até à 01:00h de segunda-feira, de hora em hora.
– Segunda-feira: Iniciando às 07h30min até à 01:00h de terça-feira, de hora em hora.
– Terça-feira: 08h | 10h | 12h | 14h

Ronaldo Fraga
Um dos principais estilistas brasileiros, Ronaldo Fraga, estará em Gramado para palestra “Autenticidade e Moda” durante o Papo Legal, evento que será realizado no domingo (21.05.17), às 18h, na sala Rubi do hotel Serra Azul e de coletiva de imprensa na segunda-feira (22.05.17), 15h na Sala VIP do Serra Park para falar de coleção de calçados masculinos com a sua assinatura. “É no sapato que as mulheres se soltam, tem coragem de ousar, o que muitas vezes não conseguem na roupa. É no calçado que elas brincam com personagens, são sedutoras, fetichistas, escapistas, coloridas e vanguardistas. Você pode até imaginar um desfile de camisetões pretos desde que cada sapato arranque suspiros e desejos na plateia”, comenta o estilista.

É Mais !
Para esta edição do SICC, a Merkator Feiras e Eventos, ampliou no número de lojistas convidados que receberam passagens e estadia para comprar na feira. Os representantes do varejo nacional que aceitaram o convite geraram uma emissão recorde de passagens aéreas e diárias nos hotéis de Gramado e Canela. Além da forte presença de lojistas brasileiros, o SICC reunirá um grande número de compradores internacionais. Serão cerca de 200 importadores convidados, que chegam ao Brasil. Para os fabricantes, é a oportunidade de ampliar contatos, especialmente em um momento de aquecimento para as exportações. Os importadores que chegam a Gramado provêm dos mais variados países. A América Latina mantém um peso importante nos negócios realizados pelas indústrias brasileiras com o mercado nacional. Apenas da Bolívia, mercado que tradicionalmente é receptivo às marcas nacionais, chegam 10 compradores. Destinos mais distantes, no entanto, também marcam forte presença. Compradores russos, filipinos, sul-africanos, norte-americanos, dentre outros, estarão nos corredores do Serra Park. O Sicc representa uma oportunidade de colocar a produção nacional nas principais vitrines do mercado internacional, sem sair do país. “A grande adesão dos expositores ao projeto mostra o crescimento da importância do mercado internacional para as marcas brasileiras. Esse é um momento de expansão do produto nacional no exterior, e é importante manter e ampliar os canais”, reforça o diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora do evento, Frederico Pletsch.

O número de expositores e maracas também chamam a atenção. Em período delicado da economia e política nacional, 380 expositores fabricantes de mais de 1.600 marcas, as principais do mercado, estarão no SICC apresentando suas coleções e lançamentos para a primavera 2017 / verão 2018. A promotora, projeta a presença de aproximadamente 18 mil visitantes nos três dias de feira.

Estação 3
Moda e tecnologia são dois dos fatores que estão revolucionando o mundo. Mudam comportamentos, formas de relacionamento, gestão de negócios e pessoas. Algumas destas novas tendências poderão ser conferias na MStore, durante o SICC. A MStore estará localizada em um espaço privilegiado na feira, a Estação 3, que reúne algumas das principais marcas brasileiras em um local pensado com um conceito de shopping.

Para conferir
O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC, mostrará no SICC, uma linha de montagem de calçados femininos em tempo real que produzirá quatro modelos peças com solado em madeira moída 100% reciclável. A ação que contará com a participação de 10 operários, utilizará solado de um modelo de birken, desenvolvido com a mistura de PVC flexível com madeira moída. Além do visual diferente, que remete à natureza, o solado, não gera resíduos na fabricação porque todas as sobras voltam para o processo de fabricação.

Uma das grandes novidades são calçados com saltos em TPU, que não produz o ruído ao caminhar.

Negócios e Turismo
Promovido pela Merkator Feiras e Eventos, o SICC desde seu início apostou em um binômio que tinha tudo para dar certo: a união do turismo, com a feira realizada em um dos principais destinos do país, com a capacidade de gerar bons negócios tanto para a indústria quanto para o varejo. “Gramado é uma cidade encantadora e que nas últimas décadas se preparou para receber bem uma enorme quantidade de pessoas. Tem uma infraestrutura fantástica, sem perder o clima acolhedor. Mesmo assim sempre tivemos em mente que as nossas feiras precisavam, além desse charme, de efetividade. Era necessário que as feiras promovessem negócios e conquistassem a representatividade setorial, e felizmente atingimos esse objetivo”, explica o diretor da Merkator, Frederico Pletsch.

Moda
As principais apostas para o verão 2018 você acompanha aqui no especial do SICC no sortimentos.com. Acesse o link http://sicc.sortimentos.com/merkator/vitrine-sicc/ 

Quem faz
A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.