Feira SICC 2017 : IBTeC apresentará unidade de montagem de calçados femininos em tempo real

Projeto IBTeC Feira SICC Calcados Ma Belle

Em um espaço de 350 metros quadrados, o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC – mostrará de 22 a 24 de maio de 2017 uma linha de montagem e calçados femininos em tempo real, no XXVI SICC Salão Internacional do Couro e do Calçado, maior e melhor feira do setor, que será realizada nos pavilhões do Serra Park, em Gramado, na Serra gaúcha.

Durante o SICC 2017, uma indústria de calçados femininos de Igrejinha /RS, produzirá quatro modelos de sandálias de sua coleção de verão 2018, para mostrar aos lojistas visitantes da feira como ocorre o processo que junta o cabedal ao solado, chamado de montagem. Serão produzidos quatro modelos, com a participação de 10 operários.

O solado de um modelo de birken 100% reciclável, desenvolvido com a mistura de PVC flexível com madeira moída, será o destaque do projeto. Além do visual diferente, que remete à natureza, o material permite que o solado seja totalmente reciclável, que não gera resíduos na fabricação porque todas as sobras voltam para o processo de fabricação.

A fábrica está usando o solado para agregar valor a uma linha de sandálias tipo birken, um modelo que está com muito espaço nas tendências de verão 2018. O solado é resultado de mais de dois anos de pesquisa, em busca de um material que atenda à crescente demanda dos fabricantes de calçados por materiais sustentáveis.

Segundo o presidente executivo do IBTEC, Paulo Griebeler, o Instituto tem dois objetivos nesta participação no SICC: “Queremos ter a vitrine da produção que os lojistas apreciam, e ao mesmo tempo mostrar os projetos de pesquisa que nossas equipes desenvolvem para apoiar a inovação nas indústrias de calçados de todo o Brasil”.